sábado, 10 de março de 2018

Castelo de Algoso


O Castelo de Algoso localiza-se na freguesia e povoação de Algoso, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
Em posição dominante sobre o cabeço da Penenciada, domina a planície envolvente e a confluência da ribeira de Angueira com o rio Maçãs. Na região de Trás-os-Montes, enquadrado na Área Turístico-Promocional das Montanhas, do alto dos seus muros avistam-se a serra da Sanábria, a de Bornes e a de Nogueira.
Poderosa cabeça de concelho em tempos antigos, com vários forais e carta de privilégio, Algoso chegou a abranger 20 povoações no seu domínio, com comenda da Ordem de Malta, que ali permaneceu durante vários séculos.
O castelo, mandado construir por Mendo Rufino nos princípios do século XIII e que D. Sancho I negociou dando Vimioso em troca, foi residência do representante do rei, que recebia os direitos reais das terras de Miranda e Penas Roias. 
Na posse dos Hospitalários, o castelo foi transformado numa fortificação em estilo gótico, destacando-se a construção da sólida torre de menagem, com a função de residência do comendador, e de um torreão na muralha a sul.
Em 1684, encontrava-se entre as muitas estruturas abandonadas e em ruínas no reino.
No século XX, a partir de 1944, o castelo recebeu pequenas obras de beneficiação por parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), sendo classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 40.361 de 20 de outubro de 1955. Posteriormente, entre 1974 e 1977 foram promovidos trabalhos de conservação das muralhas e muros de acesso, bem como a consolidação dos degraus do acesso ao portão do monumento.
Mais recentemente, em 2004, novas etapas de intervenção tiveram lugar, sob a responsabilidade do IGESPAR em parceria com a autarquia de Vimioso, reforçando a importância do castelo no circuito turístico da região.
De pequenas dimensões, apresenta planta orgânica (adaptada ao terreno), com o formato rectangular. Foi erguido em alvenaria de xisto quártzico e granito, sobre um afloramento rochoso, na cota de 681 metros acima do nível do mar.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74124/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Algoso


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila