sexta-feira, 9 de março de 2018

Olaria negra de Bisalhães


A pequena aldeia de Bisalhães, pertencente à freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, é largamente conhecida pelos barros pretos ancestralmente confeccionados pelos artesãos locais. 

Este processo passa por cozer as peças feitas pelos oleiros em fornos abertos na terra, onde são queimadas giestas, caruma e carquejas que são depois abafadas com terra que, misturada com o fumo, confere a cor negra às peças de barro.
O processo de confecção da olaria de Bisalhães remonta, pelo menos, ao século XVI. Esse método ancestral, desde a preparação do barro à cozedura da louça, foi o primeiro registo cultural de âmbito produtivo, onde prevalece o factor do trabalho humano, a ser incluído no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.
Reconhecendo o enorme significado e relevância dos pontos de vista antropológico e etnográfico, a Câmara Municipal de Vila Real candidatou, em 2016, o processo de confecção do Barro Preto de Bisalhães à Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente (UNESCO).

Ler mais:
https://excelenciapt.com/site/?p=1381
http://www.noticiasdevilareal.com/olaria-negra-de-bisalhaes-classificado-como-patrimonio-da-unesco/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bisalh%C3%A3es

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila