A Central Solar Fotovoltaica da Amareleja, no Alentejo, é um dos maiores parques solares do mundo. Localiza-se na Amareleja, no concelho de Moura, distrito de Beja, a cerca de 70km de Évora e próximo da fronteira com Espanha. A sua implantação deve-se a ser uma zona muito quente de verão, com recordes de temperatura máxima a nível nacional.
Ocupa uma área de 250 hectares, o equivalente a 250 campos de futebol. É constituída por 2520 seguidores solares azimutais, isto é, dispositivos mecânicos que orientam os painéis solares para que estes sigam perpendicularmente o sol desde que nasce até que se põe. Produz energia suficiente para abastecer 30 mil habitações.
A central solar de Amareleja, assim como a fábrica de assemblagem de painéis solares de Moura, constituem uma parte de um projecto integrado de desenvolvimento sustentável que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Moura na área das energias renováveis.
O processo teve início no ano 2000, através da assinatura de um acordo de cooperação entre a autarquia e a então Renatura Corporation, o qual continha um ponto específico em que se preconizavam iniciativas no âmbito da energia.
Como a Câmara de Moura não tinha capacidade financeira para desenvolver um projecto desta envergadura, iniciou contactos e negociações com potenciais interessados, tanto a nível nacional, como internacional.
Foi o grupo espanhol ACCIONA que adquiriu, em Janeiro de 2007, a Amper, Central Solar, tendo-se comprometido a construir também a fábrica de painéis solares. Das negociações com o grupo espanhol saiu um fundo social de três milhões de euros, que a Câmara de Moura irá investir em projectos na área das energias renováveis, não só solar, mas também noutras vertentes.
Ler mais:
http://www.cm-moura.pt/feirasdeamareleja/CentralFotovoltaica.html
http://www.arquiteturaportuguesa.pt/central-solar-da-amareleja/
Sem comentários:
Enviar um comentário