sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Coreto de Freamunde

Numa terra de tradições culturais e com uma banda de música de grande qualidade e prestígio,haveria que criar um espaço físico para poder oferecer à população belos concertos.Foi o Clube Recreativo de Freamunde (fundado em 1926) que assumiu a iniciativa.
A acta da Junta de Freguesia de 26 de Maio de 1935 diz que a referida junta decidiu "assumir a responsabilidade da sua construção,contando que o Estado concorra com o subsidio de 1.500$00, a Câmara Municipal de 2.000$00, ficando o restante a cargo desta junta". Em 22 de Setembro de 1940, o orçamento da junta consignava a verba de 596$68 para a conclusão do referido coreto.
Foi a partir do exemplar existente no Jardim de Arca d´Água, no Porto, que foi feito o projecto e a construção feita em duas fases. Inicialmente fez-se a parte de baixo e esperou-se por a aquisição da verba necessária para a sua conclusão.Ergueram-se, então, à sua volta umas palhotas onde se serviam bebidas e café e os fundos necessários foram-se assim armazenando... A população colaborou com a Junta de Freguesia.
A construção esteve a cargo de um empreiteiro de Negrelos, de seu nome Garcia.
Mais tarde,em torno do coreto,criou-se o Bar dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, com vista à angariação de fundos para a associação humanitária. Retomou-se a tradição do serviço de cafés e bebidas com vista à aquisição de verbas.
O coreto,há já muito tempo que se tornou pequeno para albergar a banda de Freamunde,dada a amplitude que atingiu.
"Freamunde - Apontamentos para uma monografia"

Fonte: http://freamundense.blogspot.com/2007/08/o-coreto.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica