Emoldurado por alguns dos mais interessantes edifícios da cidade, o Rossio é o coração e a "sala de visitas" da cidade de Viseu. Este espaço, onde nos finais do século XVIII se adoptou a moda europeia do passeio público, foi desde a era de Quinhentos o local de eleição dos viseenses para socializar. Actualmente o espaço continua a atrair a população local e os visitantes, que por ali podem usufruir de momentos de lazer entre as esplanadas, à sombra fresca das tílias e apreciando as cenas da vida quotidiana antiga pintadas no painel de azulejos que rodeia o espaço, desenhado por Joaquim Lopes em 1931.
Se se quiser aproveitar os espaços verdes, pode-se descansar no Jardim das Mães ou na vasta área arborizada do Jardim Tomás Ribeiro. No Parque Aquilino Ribeiro, as diversas espécies botânicas convivem com um lago e zonas relvadas, descobrindo-se por entre este pedaço de natureza a capela seiscentista dedicada a Nossa Senhora da Vitória.
Marcando presença no Rossio, os Paços do Concelho foram construídos em 1887, passando a dominar a estética urbana do centro da cidade. O edifício, de linhas sóbrias e paredes brancas, com portas e janelas emolduradas a pedra, ergue-se majestoso e não deixa ninguém indiferente. No interior, pode apreciar um lustre de ferro forjado feito por Arnaldo Malho, o trabalho em madeira do mestre António Loureiro que decora o Salão Nobre, os azulejos coloridos que ladeiam a escadaria e as pinturas do tecto assinadas pelo pintor viseense José de Almeida e Silva.
Fonte: http://www.centerofportugal.com/pt/rossio-de-viseu/
Ler mais:
http://www.cm-viseu.pt/index.php/diretorio/cultura/projectos-municipais-2/im/2-viseu-naturalmente/detail/144-23-5-festival-de-msica-da-primavera-concerto-de-abertura-13-04-2012?tmpl=component
Sem comentários:
Enviar um comentário