sexta-feira, 20 de abril de 2018

Basílica da Estrela


A Basílica da Estrela (ou Real Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus) é um templo católico e antigo convento de freiras carmelitas localizado na cidade de Lisboa.A construção da Basílica da Estrela e do convento das carmelitas descalças, este ocupado por serviços públicos desde 1885, iniciou-se em finais do sec. XVIII em resultado de um voto de D. Maria I, nela intervindo os arquitectos Mateus Vicente de Oliveira e Reinaldo Manuel. A igreja basilical, de nave única e planta em cruz latina, é uma das mais brilhantes realizações do Barroco tardio, com inclusão de elementos já neoclássicos. 
A fachada é coroada por frontão triangular enquadrada por duas torres sineiras com relógios, e decorada com estátuas monumentais e figurações relevadas alusivas ao mistério do Sagrado Coração de Jesus. No interior salienta-se o altar-mor, com retábulo da mesma temática, e ainda a tela A Ceia, de Pompeo Battoni, ou o grupo escultórico da Eucaristia, desenho de Machado de Castro (como no caso das esculturas do exterior). 
Uma luminosidade intensa acaba por adensar a calma atmosfera interior, a partir da luz que provém da cúpula-lanternim do cruzeiro.
A Basílica da Estrela configura-se assim como uma das brilhantes realizações do Barroco tardio, mas já com inclusão de elementos neoclássicos.


É este o próprio panteão de D. Maria I, promotora da obra, em monumento fúnebre marmóreo de feição neoclássica.

Ler mais:
http://www.historiadeportugal.info/basilica-da-estrela/
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71146/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_da_Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila