A Igreja de São Lourenço dos Matos é considerada um dos “maiores tesouros artísticos do Algarve”. Localizada em Almancil, no concelho de Loulé, a igreja data do século XVIII e é particularmente conhecida pelo seu magnífico interior decorado com belíssimos azulejos em tons de azul que narram a vida de São Lourenço.
Construída na primeira metade do século XVIII, esta igreja de nave única com planta longitudinal, capelas laterais e uma capela-mor quadrangular coroada por uma cúpula revestida de azulejos figurativos, apresenta-se como um notável exemplo da arquitectura religiosa.
Os azulejos em tons azuis e brancos que revestem as paredes da nave e a abóbada têm um impressionante impacto visual e relembram aos visitantes a história de São Lourenço. Um conjunto fenomenal de oito painéis de azulejos setecentistas, concebido por Policarpo de Oliveira Bernardes, descreve os passos da vida do santo que deu nome à capela. Uma composição de grande teatralidade que retrata cortinas esvoaçantes, anjos sustendo medalhões e grinaldas de flores e folhagens com grande dinamismo e riqueza de pormenor.
Na capela-mor, além dos azulejos, destacam-se o retábulo em talha dourada nacional, também de estilo barroco, e a imagem de São Lourenço, que se pensa ser da autoria de Manuel Martins, o maior entalhador e escultor algarvio. A decoração interior da capela é ainda completada por harmoniosas imagens dos séculos XVII e XVIII.
Ler mais:
http://vlifenews.vilavitaparc.com/pt/experiences/5-locais-historicos-a-visitar-no-algarve
http://sao-lourenco-igreja.pt.algarve-portal.com/
http://www.discoverbaroqueart.org/database_item.php?id=monument;BAR;pt;Mon11;9;pt
https://www.rotasturisticas.com/monumento_almancil_igreja_matriz_de_sao_lourenco_de_almancil.html
Sem comentários:
Enviar um comentário