A Furna do Enxofre, situada na parte Sudeste da Caldeira da Ilha Graciosa, é uma imponente caverna lávica cuja característica principal é ter um teto em abóbada perfeita. O acesso ao interior faz-se através de uma torre com cerca de 37m de altura e uma escadaria em caracol com 183 degraus.
Foi explorada no século XIX por visitantes ilustres como o Príncipe Alberto do Mónaco e os naturalistas Fouqué e Hartung. É considerada única no panorama vulcano-espeleológico internacional e a sua génese está associada a uma importante fase efusiva intracaldeira, do tipo havaiano.
No interior, para além de um lago de água fria, existe um importante campo de desgaseificação, constituído por uma fumarola com lama e por emanações gasosas difusas de dióxido de carbono, que se libertam imperceptivelmente em diversas áreas do chão da gruta.
Para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem à ilha e, em particular, à Furna do Enxofre e à Caldeira, existem, no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre (CVFE), vários painéis informativos e monitores onde se projectam os valores de gases detectados no interior da Furna, além de imagens e documentários alusivos aos valores naturais e culturais da Graciosa.
Esta gruta foi classificada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 24/2004/A, de 14 de Julho, como uma estrutura geológica de elevado interesse, onde as necessidades de protecção, preservação e de partilha dos valores biológicos, estéticos, científicos e culturais mais se fazem sentir; tornando necessária a sua protecção.
Ler mais:
https://www.visitportugal.com/pt-pt/NR/exeres/CA19BE18-291C-4C1D-AAC6-3B99537A756D
https://pt.wikipedia.org/wiki/Furna_do_Enxofre
http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/cv-furna-enxofre/_texto.html
https://www.visitazores.com/pt/the-azores/places-to-visit/furna-do-enxofre-visitors-centre
Sem comentários:
Enviar um comentário