A Igreja paroquial de São Mamede é um monumento religioso dedicado a São Mamede, Está integrada no Centro Histórico de Évora e encontra-se classificada como Monumento Nacional.
Fundada no período medieval, junto do Bairro da Mouraria, sofreu profunda remodelação no século XVI. Foi seu capelão o Mestre André de Resende.
O forte cunho renascentista da Igreja de São Mamede pode ver-se na galilé em mármore e também na abóbada nervurada da nave, apesar de ter sido concebida de acordo com o sistema tradicional da arte gótica.
O corpo da nave, de planta rectangular, está decorado por painéis de azulejos polícromos, formando preciosos conjuntos de motivos variados, de tapete, brutescos, rótulos e pendurados, etc., do século XVII, e a abóbada, nervurada, está pintada a fresco (1691). No altar da capela-mor estão expostas pinturas de temática sacra, oriundas do extinto Convento de Santa Mónica.
A igreja alberga ainda um notável conjunto de azulejaria seiscentista que cobre praticamente todo o interior e onde são utilizadas "composições de brutescos e de padrão, onde se destacam os de maçaroca, de grande originalidade e raridade, pois ao invés do que acontece frequentemente, utilizam o esmalte verde, bastante mais raro na azulejaria portuguesa do século XVII.
No exterior, a fachada principal da Igreja de São Mamede é bastante harmoniosa em termos de arquitetura. Antes de entrar pela frente, terá que subir a escadaria desnivelada, devido ao declive do terreno onde assenta.
Ler mais:
http://www.visitevora.net/igreja-sao-mamede-evora/
http://www.cm-evora.pt/pt/Evoraturismo/Visitar/Paginas/Igreja-de-Sao-Mamede.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Mamede_(Évora)
Sem comentários:
Enviar um comentário