sexta-feira, 6 de abril de 2018

Praça do Marquês de Pombal


A Rotunda do Marquês de Pombal nasceu do prolongamento da Avenida da Liberdade, o antigo Passeio Público pombalino. No Plano de Ressano Garcia (1847-1911), executado nas primeiras décadas do séc. XX, aquela Avenida tinha deixado de ser um fim em si mesma, desaguando agora na nova Rotunda, a primeira de distribuição, que iria estruturar o espaço da nova cidade, para Norte.
O espaço escolhido foi a confluência da Avenida da Liberdade com a Rua Fontes (hoje, Avenida Fontes Pereira de Melo) e o Parque da Avenida da Liberdade (hoje, Parque Eduardo VII), ou seja, no topo da Baixa lisboeta reconstruída. Quatro anos depois, conforme documento de 2 de novembro de 1886, a Câmara ainda estava a negociar com diversos proprietários os preços das expropriações para completar a execução da Praça Marquês de Pombal.
É o principal cruzamento do sistema de metro de Lisboa e um dos pontos mais agitados em termos de trânsito e de peões. 
Ao centro tem uma estátua de nove metros do Marquês de Pombal a segurar num leão em cima dum pedestal de 34 metros comemorando a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.
O Monumento a Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e ministro do Rei D. José, tem origem nas comemorações evocativas do centenário da sua morte, em 1882.

Ler mais:
https://toponimialisboa.wordpress.com/2017/12/20/a-rotunda-e-a-praca-marques-de-pombal/
http://www.portugal-live.com/pt/portugal/lisboa/praca-marques-de-pombal.html
http://www.lisboapatrimoniocultural.pt/artepublica/eescultura/pecas/Paginas/Marques-de-Pombal.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Praça_do_Marquês_de_Pombal_(Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila