segunda-feira, 2 de abril de 2018

Estação ferroviária de Vila Franca de Xira



Na Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira, os azulejos chamam imediatamente a atenção, distribuindo-se ao longo das fachadas viradas para a gare. A sua colocação remonta a 1939 e o autor é um dos grandes nomes desta área: o pintor Jorge Colaço (1865-1942), responsável, entre outras, pela decoração das estações de São Bento, Marvão-Beirã, Castelo de Vide, Lousã, Évora, etc.
Apesar de terem sido acrescentadas construções recentes em betão, se focarmos o olhar no edifício antigo da gare, facilmente nos apercebemos de como a colocação, quer dos painéis, nomeadamente os do brasão da cidade e logótipo da CP, quer dos frisos, sejam estes à volta das janelas do primeiro andar ou ao nível do rés-do-chão, contribuem para o equilíbrio da fachada. E isto é verdade, quer se observe do lado da linha, quer do exterior.
Os painéis figurativos são nada menos de 20 e correm ao longo de todas as fachadas, embora com predomínio das viradas aos cais. Representam maioritariamente cenas da vida rural ribatejana, de acordo com os estereótipos dos anos 30, desde a colheita dos cereais à criação de touros de lide. Os pescadores tradicionais do Tejo – os avieiros – e suas típicas embarcações a remos também não são esquecidos. A veia historicista de Colaço, tão bem expressa nos painéis de S. Bento, manifesta-se aqui num quadro evocativo da tomada de Goa, situado na fachada exterior da estação.

Ler mais:
https://www.cm-vfxira.pt/uploads/document/file/771/6.pdf
https://www.alamy.pt/foto-imagem-azulejos-da-estacao-ferroviaria-de-vila-franca-de-xira-retratando-a-vida-quotidiana-na-central-do-ribatejo-autor-jorge-colaco-portugal-143387086.html



Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila