quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ovos moles de Aveiro

Este doce típico da região, herdado das tradições dos conventos femininos aveirenses, ganha forma com a mistura indulgente de ovos e açúcar, feita com os saberes da tradição. Depois de extintas as comunidades de freiras, a receita deste doce divinal passou de geração em geração, mantendo-se viva até aos dias de hoje. 
A «massa de doce de ovos» é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro e ainda em tacinhas de cerâmica. A mais conhecida forma de aplicação de ovos-moles é em folhas de hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas de elementos marinhos, como amêijoas, peixes, bateiras, conchas e búzios, que podem ser passados por uma calda de açúcar para os tornar opacos e dar mais consistência.
Os ovos moles de Aveiro foram o primeiro produto da confeitaria portuguesa distinguido com a denominação de Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela União Europeia. Esta qualificação assegura ao tradicional doce aveirense uma garantia máxima de qualidade, que lhe advém do uso integral da receita original, tanto no que concerne à qualidade das matérias-primas utilizadas como na forma de ser confeccionado, mantendo-se a herança dos saberes antigos perpetuados por gerações de doceiras.

Ler mais:
http://www.centerofportugal.com/pt/ovos-moles-de-aveiro/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovos_moles_de_Aveiro
https://www.evasoes.pt/comer/pelos-caminhos-dos-ovos-moles-de-aveiro/
http://www.centerofportugal.com/pt/ovos-moles-de-aveiro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica