Edificado em 1918, num tempo em que a corrente da altura era a Arte Nova, o Teatro Eduardo Brazão está situado num espaço pouco habitual para um teatro de província (na periferia da vila) e, tendo em conta as situações pelas quais passam os teatros das pequenas localidades, sem dúvida alguma que este pode-se considerar um verdadeiro sobrevivente.

No interior, a sala de planta em U, dispunha originalmente de 458 lugares distribuídos pela plateia, frisas, balcão e camarotes, beneficiando ainda de um amplo foyer e de um salão nobre sobre o átrio. Apesar dos elementos Arte Nova que se observam na guarda do grande janelão da fachada, o interior é marcado por um gosto mais geometrizante, presente nas decorações estucadas dos camarotes.
Em 2004 o teatro foi reaberto após uma intervenção de restauro passado a integrar, desde então, a rede nacional de teatros do Ministério da Cultura.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74631/
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-leiria/c-bombarral/bombarral/teatro-eduardo-brasao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Eduardo_Brazão
Sem comentários:
Enviar um comentário