O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu antigo proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.
O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.
Adquirida pela Baronesa da Regaleira, filha de Alfredo Allen, rico comerciante do Porto em 1840, a propriedade transforma-se num galante refúgio estival, com palacete, capela e jardim e passa a ser conhecida por Quinta da Torre da Regaleira.
Em 1893 é vendida em hasta pública a António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), homem de vasta cultura, cuja fortuna fora acumulada no Brasil, que lhe junta outras parcelas de terrenos, tomando a forma actual.
Carvalho Monteiro , profundo amante da gloriosa epopeia nacional, traduzida na época pelo gosto 'revivalista' da arquitectura neomanuelina , inspirou-se para a construção da sua mansão e respetiva capela, quer no ecletismo estrutural e decorativo da Pena, quer no assumido estilo neomanuelino do Palácio do Buçaco, este último da autoria de Luigi Manini (1848-1936).
Esta evocação do passado passa também pela arte gótica e alguns elementos clássicos. A diversidade da Quinta da Regaleira é enriquecida com simbolismo de temas esotéricos relacionados com a alquimia, Maçonaria, Templários e Rosa-cruz.
Adquirida em Março de 1997 pela Câmara Municipal de Sintra, a Quinta da Regaleira é, actualmente a sede social da Fundação CulturSintra, que aí desenvolve um vasto programa de conservação e recuperação patrimonial, de dinamização turística e de aplicação de um plano de actividades culturais.
Ler mais:
http://www.serradesintra.net/quintas-de-sintra/quinta-da-regaleira
http://www.sintraromantica.net/pt/monumentos/palacio-e-quinta-da-regaleira
https://portugalvirtual.pt/sintra/pt/quinta-da-regaleira.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Regaleira
Sem comentários:
Enviar um comentário