O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é uma área protegida que abrange uma faixa do litoral sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano e no barlavento algarvio, entre São Torpes e Burgau, com uma extensão de 110 km.
Esta Área Protegida, com uma grande diversidade de habitats costeiros, foi classificada a fim de preservar a sua diversidade traduzida na presença de uma flora enriquecida pela presença de vários endemismos e de uma fauna em que a avifauna e ictiofauna detêm um papel destacado.

Em termos de paisagem trata-se de uma faixa litoral marginada por um planalto costeiro com falésias abruptas e muito recortadas que escondem pequenas praias de areia.
Acrescentem-se troços de arriba baixa, cordões dunares, um infindável cortejo de ilhotas e recifes, a ilha do Pessegueiro, o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres... Os xistos de Arrifana e Odeceixe e os calcários de Sagres contrastam com sistemas dunares tão diversos quanto os de Milfontes ou do Sardão.


Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pnsacv
http://www2.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn/pnsacv/inf-ger
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/parque-natural-do-sudoeste-alentejano-e-costa-vicentina
Sem comentários:
Enviar um comentário