terça-feira, 22 de maio de 2018

Citânia de Sanfins

A Citânia de Sanfins, no concelho de Paços de Ferrreira, é um dos maiores povoados castrejos que até agora foram postos a descoberto em Portugal. Terá sido fundada no séc. V A.C. e foi habitada até ao séc. II D.C., já em plena dominação romana. Tendo em vista as dimensões deste povoado, há quem sugira que ele foi a capital dos Brácaros, uma tribo celta do grupo dos Calaicos.
Embora a maior parte das estruturas que se observam actualmente tenha sido edificada já durante o período da romanização desta região, a maioria dos aspectos que caracterizam este povoado fortificado poderá ser imputável a épocas bem mais anteriores. Localizado numa plataforma elevada, com um bom domínio visual sobre a paisagem envolvente, esta citânia era defendida por três linhas de muralhas (reforçadas a Oeste e a Sul por uma muralha exterior e a Norte e Sul por um fosso) erguidas com o material pétreo típico da zona, ou seja, com blocos graníticos. E seriam estes mesmos panos de muralha que acabariam por delimitar as grandes áreas familiares, no interior das quais se edificaram as típicas habitações - também elas com muro granítico, erguido até, sensivelmente, um terço da sua altura real -, de planta predominantemente circular.
Maioritariamente circular, a habitação castreja tinha cerca de 5 metros de diâmetro, e as paredes eram constituídas por duplo paramento, um interno, e outro externo. No interior de casa, e para além da lareira, observa-se a presença de um buraco centralizado, no qual se colocava o poste que sustentava a cobertura, de materiais perecíveis e de forma cónica, como, aliás, se deduz da planta circular da habitação.
A Citânia possui mais de cento e cinquenta construções de planta circular e rectangular, agrupadas em cerca de quarenta conjuntos de unidades familiares. Recentemente foi restaurado um núcleo familiar.
O Museu Arqueológico da Citânia está instalado em Sanfins de Ferreira, na proximidade da Citânia, num edifício barroco, conhecido por Casa da Igreja ou Solar dos Brandões.

Ler mais:
http://www.cm-pacosdeferreira.pt/index.php/citania-de-sanfins
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70495
http://amateriadotempo.blogspot.pt/2010/04/citania-de-sanfins.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica