A Sé Nova de Coimbra é um templo católico localizado no Largo da Feira na freguesia da Sé Nova, cidade e concelho de Coimbra. É a sede da Diocese de Coimbra e da Paróquia da Sé Nova.

A edificação do Colégio de Jesus foi iniciada em 1547, estando o edifício situado na Alta da cidade. A primeira fase das obras arrastou-se por vários anos, e em 1560 a planta original foi modificada de modo a adaptar-se melhor ao elevado número de religiosos que iriam habitar o complexo.
A construção da igreja do Colégio de Jesus iniciou-se somente em 1598, dando origem a um edifício muito diferente das plantas primitivas. Será Baltazar Álvares, "arquitecto oficial" da Companhia de Jesus em Portugal, o autor da nova planta do templo do colégio coimbrão, fortemente influenciada pelo modelo romano de São Vicente de Fora.

Na fachada da igreja há 4 estátuas de santos jesuítas (Santo Inácio de Loyola, São Luís Gonzaga, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja), sendo marcada por fortes linhas de traçado sóbrio, evidenciando duas fases de construção. Nas partes inferiores há decoração de estilo maneirista. Filia-se no denominado Estilo Chão, com pilastras sobrepostas a ritmar a frontaria. Aí, rasgam-se portas e janelas retangulares. É nesta fase de construção que se inserem as estátuas dos santos jesuítas, aí albergadas por frontões mistilíneos e nichos. Na parte superior da fachada há decoração barroca. Foi finalizada apenas no século XVIII.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70315
http://www.historiadeportugal.info/se-nova-de-coimbra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_Nova_de_Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário