terça-feira, 22 de maio de 2018

Sé Nova de Coimbra

A Sé Nova de Coimbra é um templo católico localizado no Largo da Feira na freguesia da Sé Nova, cidade e concelho de Coimbra. É a sede da Diocese de Coimbra e da Paróquia da Sé Nova.

Inicialmente, a Sé Nova de Coimbra terá sido a Igreja do Colégio dos Jesuítas ou o Colégio das Onze Mil Virgens, instalado em Coimbra no ano de 1541, com construção iniciada em 1547. Terá sido o primeiro colégio jesuítico em todo o mundo.
A edificação do Colégio de Jesus foi iniciada em 1547, estando o edifício situado na Alta da cidade. A primeira fase das obras arrastou-se por vários anos, e em 1560 a planta original foi modificada de modo a adaptar-se melhor ao elevado número de religiosos que iriam habitar o complexo.
A construção da igreja do Colégio de Jesus iniciou-se somente em 1598, dando origem a um edifício muito diferente das plantas primitivas. Será Baltazar Álvares, "arquitecto oficial" da Companhia de Jesus em Portugal, o autor da nova planta do templo do colégio coimbrão, fortemente influenciada pelo modelo romano de São Vicente de Fora.
A fachada do templo, embora tenha sido terminada no século XVIII, apresenta-se também muito próxima do modelo maneirista de Il Gesú de Roma. Composta por dois corpos sobrepostos separados por uma cornija, tem no registo inferior cinco tramos divididos por pilastras toscanas. 
Na fachada da igreja há 4 estátuas de santos jesuítas (Santo Inácio de Loyola, São Luís Gonzaga, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja), sendo marcada por fortes linhas de traçado sóbrio, evidenciando duas fases de construção. Nas partes inferiores há decoração de estilo maneirista. Filia-se no denominado Estilo Chão, com pilastras sobrepostas a ritmar a frontaria. Aí, rasgam-se portas e janelas retangulares. É nesta fase de construção que se inserem as estátuas dos santos jesuítas, aí albergadas por frontões mistilíneos e nichos. Na parte superior da fachada há decoração barroca. Foi finalizada apenas no século XVIII.
No interior, muito sóbrio, existe uma nave apenas, abobadada, com capelas laterais, curto transepto com cúpula e lanternim, no cruzeiro, de acordo com o esquema da Igreja de Jesus de Roma. Decorados com enormes e esplêndidos retábulos de talha dourada, de fins do século XVII e princípios do século XVIII, estão o transepto e a capela-mor. Nas capelas laterais existem vários retábulos maneiristas e barrocos.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70315
http://www.historiadeportugal.info/se-nova-de-coimbra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_Nova_de_Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica