O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular localiza-se na Rotunda da Boavista, na cidade do Porto.
Durante a Guerra Peninsular, as tropas napoleónicas invadiram Portugal por três vezes. Nessa época angustiosa, a guerra chegou ao Porto e o povo portuense, sacrificado de início, lutou com brio, até alcançar a vitória sobre o inimigo invasor. É esse sacrifício e essa vitória que o monumento nos transmite. O sacrifício, mostra-o as esculturas alusivas à tragédia da Ponte das Barcas em que uma mãe chorosa, prestes a ser engolida pelas águas do rio, leva ao colo, um filho de olhar aterrorizado. O esforço da movimentação da artilharia, a participação dos populares na luta, e a valentia com que se bateram as nossas tropas , irradiam das figuras dos lados e da frente do monumento.
O elemento feminino sobressai desse conjunto: é a mulher que se afoga, é aquela outra que se esforça a puxar o canhão, é a valentia que empunha a bandeira e vai em frente para a luta.
No cimo da coluna, aparece a vitória do Patriotismo português, sobre a Águia do Império Napoleónico. Este monumento, com estatuária de bronze, foi construído com muita lentidão. Erguido o pedestal de pedra, levou muitos anos a compor o monumento. Tendo-se iniciado a construção em 1909, com a participação do arquitecto Marques da Silva e do escultor Alves de Sousa, só seria inaugurado em 1951.
Fonte: http://www.portoxxi.com/cultura
Ler mais:
http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=94
http://expresso.sapo.pt/dossies/dossiest_actualidade/dos_passeios_porto/o-monumento-aos-herois-das-guerras-peninsulares=f95396#gs.hJDKBFY
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_aos_Heróis_da_Guerra_Peninsular_(Porto)
Sem comentários:
Enviar um comentário