A Estação Ferroviária de Vilar Formoso é uma gare fronteiriça que serve como centro operacional para os comboios entre Portugal e Espanha. Foi inaugurada em 1882.
A estação, com a sua decoração a azulejo, é das mais bonitas de Portugal. O autor é João Alves de Sá, também responsável por painéis de outras gares portuguesas como Rio Tinto, Estremoz ou Linhas do Sul e Sueste. Parece ter havido a preocupação de revestir a azulejo todo o espaço disponível, contando-se meia centena de belos painéis. Estes, na sua maioria, foram concebidos como mostruário das belezas turísticas do Portugal dos anos 30 e 40, da Torre de Belém, ao castelo de Guimarães ou do Mosteiro da Batalha à ermida de São Brás, em Évora.
A estação de Caminho de Ferro de Vilar Formoso foi inaugurada em 3 de agosto de 1882 pela família Real - o rei D. Luís I, a rainha D. Maria Pia e o príncipe D. Carlos. As sonoras locomotivas a vapor possibilitaram algum progresso social e comercial a Vilar Formoso, surgindo as pensões, casas de pasto, boticas, posto de correios e depósitos de recolha e despacho de mercadorias. Instalou-se uma alfândega de primeira classe e uma secção fiscal. Instalaram-se funcionários públicos no seguimento do aumento da burocracia no controlo de pasageiros, revisão de bagagens e cobrança de taxas.
Vilar Formoso passou a ser um importante entreposto comercial e administrativo até à entrada de Portugal na União Europeia e, posteriormente, no Tratado de Schengen. A partir desse momento, a estação de Vilar Formoso viu perder grande parte da sua importância.
Fica, no entanto, a riqueza patrimonial do edifício da estação e, principalmente, dos seus belos painéis de azulejos.
Ler mais:
http://www.portugalnotavel.com/paineis-azulejo-da-estacao-de-caminho-de-ferro-vilar-formoso-almeida/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Vilar_Formoso
https://lifecooler.com/artigo/atividades/estacao-ferroviaria-de-vilar-formoso/434399
Sem comentários:
Enviar um comentário