O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é um dos grandes projectos promovidos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões e que resulta de uma dinâmica de cooperação territorial, interligando dois principais objectivos: por um lado o de melhorar a eficácia comercial do porto, associada à actividade dos cruzeiros e, por outro lado, o de integração urbana, associado ao incremento da sociabilidade com a população envolvente.
O novo Terminal de Cruzeiros é o maior projecto de sempre de abertura do porto à cidade, fazendo do Porto de Leixões uma importante porta de entrada na região e impulsionando definitivamente o crescimento do número de navios de cruzeiro e de passageiros em Leixões, assumindo-se cada vez mais como um porto de cruzeiros.
Ao longe, o terminal de Cruzeiros de Leixões faz lembrar um rolo de papel a desenrolar-se. É composto por quatro «braços» – um vai até ao navio, outro até ao molhe sul, outro até à cidade e o último termina dentro do edifício. Se ao longe a obra desperta a curiosidade, vista de perto é avassaladora.
Uma luz imensa, reflectida pelos azulejos hexagonais brancos que surgem ao longo de todo o edifício. São cerca de um milhão e foram produzidos pela Vista Alegre. A sua colocação desigual faz com que não haja dois azulejos seguidos na mesma posição, o que provoca um bonito jogo de luz, que reflecte várias tonalidades.
Do luminoso átrio comum, a partir do qual o edifício se ergue em espiral, é possível ver os três pisos superiores. O primeiro, para onde se sobe por elevador ou por uma rampa curva, destina-se às funções de logística a passageiros. O segundo está reservado ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto (CIIMAR). Neste piso há dois curiosos detalhes: a boca de incêndio vermelha em forma de peixe que contraste com a brancura imaculada do edifício, as saídas do ar condicionado em forma de guelras, no teto, e a saída para o exterior, a fazer lembrar a boca de uma baleia.
No terceiro e último piso, a vidraça do chão até ao tecto deixa ver já um cenário amplo sobre mar e terra. Mas é no anfiteatro ao ar livre, com uma parede inclinada de 14 metros, que os olhos se perdem no largo oceano e por Leça da Palmeira, Matosinhos e Porto.
De acordo com um Estudo de Viabilidade do projecto do novo Terminal são esperadas, em 2018, cerca de 111 escalas de navios de cruzeiro, para além de 126.500 mil passageiros.
Projectado por Luís Pedro Silva e inaugurado em 2015, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi distinguido com o galardão de Edifício do Ano 2017 (categoria de Arquitectura Pública), atribuído pelo influente website «ArchDaily».
Ler mais:
https://www.apdl.pt/terminal-passageiros-sul
https://www.evasoes.pt/noticias/leixoes-terminal-de-cruzeiros-e-o-edificio-do-ano/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Leixões
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