O Farol da Ponta da Ilha, também denominado Farol da Manhenha, é um farol português localizado na extremidade oriental da ilha do Pico, arquipélago dos Açores.
Este farol começou por figurar no Plano Geral, aprovado em 1883, prevendo a instalação de um aparelho de 2ª ordem, produzindo um clarão de luz branca. Contudo, só em 1942 se deu inicio à materialização do projetado farol, com a compra de mil metros quadrados de terreno, pelo preço de 200$00.
O farol da Ponta da Ilha entrou em funcionamento em 21 de julho de 1946. Tem uma torre com 19 metros de altura e 29 metros de altitude. Inicialmente foi equipado com um aparelho de 5ª ordem (187,5 mm distância focal), que tinha sido retirado do farol da Serreta; a fonte luminosa era a incandescência pelo vapor de petróleo e tinha como reserva um candeeiro de nível constante.
O farol foi eletrificado em 1958 através da montagem de grupos eletrogéneos, passando a fonte luminosa a ser uma lâmpada de incandescência elétrica de 3000 W.
Em 1959 o farol ficou ligado por estrada à povoação.
Em 1987 foi substituído novamente o aparelho ótico por um equipamento mais moderno de óticas seladas, montadas num pedestal rotativo com reserva de alimentação e fonte luminosa incorporada (sistema PRB-46).
O edifício apresenta uma construção em forma de "U", o qual inclui a parte destinada a habitação dos faroleiros, e a torre do farol que se localiza na parte central do "U", a qual tem uma altura de 19 metros. Em termos náuticos, este farol está a uma altitude de 29 metros, tem um alcance de 22 milhas (44,5 km) e apresenta como característica 3 (três) flashes brancos em cada ciclo de 15 segundos
Ler mais:
http://www.amn.pt/DF/Paginas/FarolPontadaIlha.aspx
http://www.caisdopico.pt/2016/08/farol-da-ponta-da-ilha.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Ponta_da_Ilha
Sem comentários:
Enviar um comentário