O Forte de Paimogo (ou Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo), classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 41191, de 18 de Julho de 1957, está situado sobre as arribas da Praia de Paimogo.
Foi construído no contexto de guerra contra Espanha, após a proclamação da Independência de Portugal em 1640. Na sua origem esteve o conde de Cantanhede (mais tarde Marquês de Marialva), D. António Luís de Meneses, que promoveu a edificação do conjunto com vista a uma mais efectiva defesa desta parcela do território (que abrange, numa mesma linha de visibilidade, Peniche e a costa até à Serra de Sintra), em constante ameaça marítima por tropas espanholas, mas também por corsários e piratas ao serviço de outras coroas europeias.
É um exemplar quase único de fortificação posterior à Restauração sem alterações arquitectónicas. Com o fim da Guerra Civil acabou a missão do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo como fortificação marítima.
O Forte de Paimogo, imóvel histórico na Lourinhã, está em risco de derrocada, uma vez que a erosão da arriba da praia, por cima da qual foi construído no século XVII, colocou a descoberto parte das suas fundações.
Ler mais:
http://www.cm-lourinha.pt/FortePaimogo-1
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74218/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_dos_Anjos_de_Paimogo
Sem comentários:
Enviar um comentário