quarta-feira, 27 de junho de 2018

Igreja de São João Evangelista

A igreja de São João Evangelista, ou Igreja do Colégio dos Jesuítas do Funchal constitui um dos mais belos monumentos do século XVII. A sua construção marca a transição do maneirismo internacional para o barroco português.
A igreja de São João Evangelista do Colégio do Funchal, localizada na freguesia de São Pedro, apresenta-se como um dos mais belos templos portugueses da sua época e uma das mais ricas igrejas da ilha da Madeira.
Esta bela obra dos Jesuítas apresenta uma talha dourada do séc.XVII, considerada como uma das mais valiosas peças de talha seiscentista portuguesa. Exibe também azulejos e pinturas dos sécs.XVII e XVIII.
As obras iniciaram-se em 1599 e no final do mesmo ano encontra-se levantada a ala poente do Colégio, sobre a Rua do Castanheiro. Em 1629 é lançada a primeira pedra da igreja, dedicada a São João Evangelista, que ao integrar-se no conjunto passa a ser denominada de Igreja do Colégio. Em 1647, o templo, de desenho maneirista encontra-se erguido, no entanto, devido ao carácter monumental e à exuberância do empreendimento, os trabalhos de decoração prolongam-se pelo século XVII e inícios do século XVIII.
Na sequência da ordem régia promulgada por D. José I, em 1759 os Jesuítas vêem decretada a sua expulsão de todos os domínios submetidos à Coroa portuguesa, verificando-se, à semelhança do que acontece no espaço nacional, o sequestro dos bens da companhia e, neste contexto, o encerramento do Colégio e da igreja logo após a saída dos últimos jesuítas da ilha, a 16 de Julho de 1760.
Necessitando de grandes obras de recuperação, em 1846 o Governador Civil do Funchal, José Silvestre Ribeiro, empreende uma oportuna intervenção de salvaguarda e de restauro e devolve-a à Diocese em 1848 para ser novamente aberta ao serviço religioso.
Por todo o espaço salta à vista a riqueza da decoração e do cromatismo, tudo preenchido ao mais ínfimo pormenor. “A estrutura arquitetónica, os trabalhos de decoração das pinturas a fresco e a talha, executada em meados do século XVII, denotam uma clara inspiração maneirista enquanto que as produções mais tardias, nomeadamente as talhas das capelas de Santo António e São Miguel Arcanjo, as esculturas exteriores e os painéis de azulejos de desenho azul sobre fundo branco do coro e nave, são resultado da influência barroca que irá dominar o século XVIII.”
É possível visitar a torre durante os dias de semana, de onde terá uma vista panorâmica sobre toda a cidade do Funchal.
Fonte principal: “Guia dos Monumentos do  Funchal”, com coordenação de Diva Freitas

Ler mais:
http://www.jornaldamadeira.com/2017/11/05/igreja-do-colegio-em-destaque/
http://www.madeiraislandsguide.com/pt/place/igreja-do-colegio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_João_Evangelista_(Funchal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila