A igreja de São João Evangelista, ou Igreja do Colégio dos Jesuítas do Funchal constitui um dos mais belos monumentos do século XVII. A sua construção marca a transição do maneirismo internacional para o barroco português.
A igreja de São João Evangelista do Colégio do Funchal, localizada na freguesia de São Pedro, apresenta-se como um dos mais belos templos portugueses da sua época e uma das mais ricas igrejas da ilha da Madeira.

As obras iniciaram-se em 1599 e no final do mesmo ano encontra-se levantada a ala poente do Colégio, sobre a Rua do Castanheiro. Em 1629 é lançada a primeira pedra da igreja, dedicada a São João Evangelista, que ao integrar-se no conjunto passa a ser denominada de Igreja do Colégio. Em 1647, o templo, de desenho maneirista encontra-se erguido, no entanto, devido ao carácter monumental e à exuberância do empreendimento, os trabalhos de decoração prolongam-se pelo século XVII e inícios do século XVIII.

Por todo o espaço salta à vista a riqueza da decoração e do cromatismo, tudo preenchido ao mais ínfimo pormenor. “A estrutura arquitetónica, os trabalhos de decoração das pinturas a fresco e a talha, executada em meados do século XVII, denotam uma clara inspiração maneirista enquanto que as produções mais tardias, nomeadamente as talhas das capelas de Santo António e São Miguel Arcanjo, as esculturas exteriores e os painéis de azulejos de desenho azul sobre fundo branco do coro e nave, são resultado da influência barroca que irá dominar o século XVIII.”
É possível visitar a torre durante os dias de semana, de onde terá uma vista panorâmica sobre toda a cidade do Funchal.
Fonte principal: “Guia dos Monumentos do Funchal”, com coordenação de Diva Freitas
Ler mais:
http://www.jornaldamadeira.com/2017/11/05/igreja-do-colegio-em-destaque/
http://www.madeiraislandsguide.com/pt/place/igreja-do-colegio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_João_Evangelista_(Funchal)
Sem comentários:
Enviar um comentário