segunda-feira, 25 de junho de 2018

Pelourinho de Chãs de Tavares

Chãs, ou Chás, de Tavares é povoação muito antiga, que foi durante muito tempo sede de concelho. A localidade de Tavares terá recebido primeiro foral de D. Teresa, em 1114, embora nem todos os autores sejam unânimes neste ponto. É por vezes referido um foral supostamente outorgado em 1255, do qual também não existe confirmação. Certo é que recebeu foral novo, dado por D. Manuel, em 1514, na sequência do qual se terá construído o pelourinho, que ainda hoje se levanta no largo do mesmo nome, diante da antiga cadeia e tribunal da comarca. 
Sobre um soco de três degraus oitavados, de rebordo, muito deteriorados, assenta directamente a coluna. Possui fuste oitavado, de faces lisas, rematado no topo por duas estreitas molduras geminadas. Não existe capital, sendo o remate composto por uma gaiola de oito faces, formada por uma taça oitavada, lisa, e por um chapéu em cúpula também oitavada, separados por oito colunelos moldurados. A gaiola é rematada por um pináculo encimado por duas esferas sobrepostas. Dois dos colunelos são recentes, datando talvez do restauro que o monumento sofreu nos anos quarenta do século XX, quando a estrutura e os degraus foram consolidados com argamassa.

Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74253
https://www.rotasturisticas.com/pelourinho_de_chas_de_tavares_mangualde_maquinas_e_equipamentos_6153.html
https://www.metronews.com.pt/2013/02/04/mangualde-o-nosso-patrimonio-pelourinho-de-chas-de-tavares/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila