Com o propósito de encurtar a distância por via férrea entre Lisboa e Madrid, iniciaram-se em 1878 os trabalhos de construção de um novo troço de linha férrea, o qual, separando-se da Linha do Leste em Torre das Vargens, viria a entroncar na rede ferroviária do país vizinho na estação de Arroyo-Malpartida, na província de Cáceres e próximo desta cidade, a qual veio a dar o nome ao novo ramal.
A construção processou-se com notável rapidez, se atendermos aos meios da época, pois em 1879 já circulavam comboios de mercadorias. A inauguração oficial, até à estação de Marvão-Beirã efectuou-se em 6 de Junho de 1880, data a partir da qual os comboios de passageiros atingiram também aquela estação. Demorou algo mais a construção do lado espanhol, pois só em 1881 o caminho de ferro chegou a Valência de Alcântara.

Mas enquanto ponto fronteiriço não podiam faltar também as áreas que pertenceram à Guarda Fiscal, à Alfândega e à fiscalização dos passaportes. Curiosa é, igualmente, uma antiga sala reservada unicamente aos passageiros da primeira classe.
Para que este património seja melhor preservado, a autarquia de Marvão classificou o edifício como Imóvel de Interesse Público.

Recentemente, a estação de Marvão-Beirão viu ser instalada no seu edifício uma pequena unidade hoteleira, a Train Spot Guesthouse.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_Marvão-Beirã
https://lifecooler.com/artigo/atividades/estacao-ferroviaria-de-marvao-beira/434463
https://www.jf-beira.pt/index.php/freguesia/caminhos-de-ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário