A Igreja de Santa Maria de Marvila localiza-se em pleno centro histórico de Santarém. Está situada junto ao largo conhecido anteriormente como Praça Nova, onde se localizavam os Paços do Concelho na Idade Média. A igreja, que remonta à reconquista cristã, era uma das mais importantes da antiga vila.

A igreja de Santa Maria de Marvila resulta, provavelmente, da refundação de uma antiga mesquita da medina de Santarém, datando dos tempos da Reconquista cristã, e depois (1159) doada por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários.

De notar ainda nos apontamentos reais que se vão encontrando e que fazem parte do nosso imaginário manuelino: a esfera armilar, a cruz de Cristo, as flores de lis e as armas heráldicas. Em 1573, reuniu aqui o capítulo geral da Ordem de Cristo, dirigido pelo rei D. Sebastião.

Do final desse mesmo século, o púlpito em mármore; o retábulo de talha dourada da capela-mor, colocado no séc. XVIII; e, já no século XX, os lustres de cristal da Marinha Grande.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70432
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6532
http://www.santaremdigital.com/igreja-de-marvila.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santa_Maria_de_Marvila
https://www.visitportugal.com/pt-pt/NR/exeres/CBDA7588-7443-43AC-AAF1-129474BEAF32
Sem comentários:
Enviar um comentário