quarta-feira, 18 de julho de 2018

Mina de São Domingos

A Mina de São Domingos localiza-se na freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola.
A mina e a respectiva aldeia das Minas de São Domingos correspondem a um antigo couto mineiro. Possuíam ligação ao porto fluvio-marítimo do Pomarão, no rio Guadiana, por meio de um caminho-de-ferro de via reduzida, com cerca de 15 km de extensão, a Linha São Domingos - Pomarão.
A mina de São Domingos localiza-se na Faixa Piritosa Ibérica (FPI), mundialmente reconhecida pela sua riqueza em sulfuretos maciços vulcanogénicos, vulgarmente conhecidos por pirites.
Esta província metalogenética forma um arco com 250 km de comprimento e 30 km de largura, que abrange parte do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia. Os jazigos de sulfuretos da FPI encontram-se associados a uma formação geológica constituída por rochas vulcânicas e sedimentares formada na era Paleozóica, há cerca de 352 a 330 milhões de anos.
A génese dos jazigos de pirite da FPI, como o de São Domingos, está relacionada com a circulação de fluídos hidrotermais (água do mar modificada por fluídos magmáticos) entre rochas vulcânicas e sedimentares, as quais sofreram, por isso, intensos processos físico-químicos de lixiviação e troca iónica. Os principais elementos extraídos durante a exploração moderna, entre 1854 e 1966, foram o cobre e o enxofre. 
Inclui as zonas urbanas da Mina de São Domingos, Moitinha, Achada do Gamo e Pomarão, a zona de extracção na Mina de São Domingos, zonas industrias na Mina de São Domingos, Moitinha e Achada do Gamo, o caminho de ferro Mina-Pomarão com as estações e as obras de arte (túneis e pontes), o porto fluvial do Pomarão e a Palanqueira (margem direita do Guadiana), duas albufeiras de água doce na Mina de São Domingos, projectadas para permitir a metalurgia pela via húmida e um conjunto de canais e albufeiras de água ácida para permitir a gestão dos efluentes da metalurgia. Depois do encerramento da mina o equipamento foi desmantelado e vendido, restando hoje a paisagem marcada pela actividade mineira e pela drenagem ácida.
Encontra-se a ser desenvolvido o projecto de recuperação ambiental da mina e das áreas envolventes, cujo objectivo principal é recuperar impactos ambientais negativos, principalmente contaminação de águas e solos, decorrentes da exploração da mina, desactivada em 1966. Devido à complexidade das situações de contaminação e à vasta extensão da área degradada, que se estende por 600 hectares, as intervenções do projecto vão ser desenvolvidas em várias fases.

Ler mais:
http://www.roteirodeminas.pt/local.aspx?v=efa73e7f-4648-49a8-ba61-3ea754fd4722
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_de_São_Domingos
https://www.almadeviajante.com/mina-de-sao-domingos-mertola/
https://edm.pt/projetos/recuperacao-do-sistema-de-canais-de-recolha-de-aguas-de-escorrencia/
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/ambiente/detalhe/recuperacao_ambiente_nas_minas_de_s_domingos_vai_avancar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila