sábado, 21 de julho de 2018

Igreja e Convento de São Gonçalo

A implantação da igreja do Convento de São Gonçalo, no local da ermida onde se julga estar sepultado São Gonçalo, impõe o carácter religioso à cidade, fundido na riqueza e diversidade de elementos arquitectónicos que testemunham as diversas etapas da sua construção, iniciada em 1540, por ordem de D. João III, atravessando vários reinados e colhido influências renascentistas, maneiristas, barrocas e oitocentistas.
O convento dominicano de São Gonçalo de Amarante foi então construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada ao santo eremita.
Em 1586 foi realizada uma vistoria nas obras do cenóbio, levada a cabo por Gonçalo Lopes, que substituía nessa tarefa o seu irmão, o arquitecto Mateus Lopes. Nesta primeira vistoria verifica-se que estava praticamente concluída a capela-mor da igreja, faltando fechar a abóbada, bem como o primeiro piso do portal lateral e as paredes do templo. O lanço do dormitório, a sacristia, o refeitório e as suas dependências anexas estavam também edificados à data. A estrutura do Convento de São Gonçalo apresenta evidentes semelhanças com os templos edificados pelos arquitectos Lopes tanto no Minho como na Galiza. 
O convento é composto por igreja de planta longitudinal, nave única, com capelas laterais profundas, intercomunicantes, transepto inscrito, cabeceira tripartida, com capela-mor profunda, torre sineira quadrangular, e dependências conventuais adossadas lateralmente à igreja, em eixo, de dois claustros, estando o segundo dividido em duas alas por corpo de construção recente. Igreja com fachada principal sóbria, de gosto filipino, com exonártex. A fachada lateral, virada ao rio, é a mais exuberante com portal-retábulo, a toda a altura da fachada, de três registos, o primeiro de influência renascentista, o segundo maneirista e o último barroco. O convento apresenta assim uma riqueza e conjugação de diversos elementos arquitectónicos que representam o que melhor se fazia ao nível do gosto artístico da época, contrastando com as restantes edificações mais depuradas daquela região.
A fachada principal da igreja, a mais simples, virada à encosta, contrasta com a lateral, mais exuberante, ornamentada com um magnífico portal-retábulo e uma loggia com arcaria de volta perfeita intercalada com as estátuas dos reis patrocinadores da construção do convento. O portal lateral, devido à sua demorada construção apresenta uma conjugação de vários estilos, resultando numa composição equilibrada e sumptuosa, talvez até um dos exemplos mais relevantes de um portal-retábulo, no norte do país.
O interior da igreja apresenta diversas pinturas de composição vegetalista sobre a cantaria de granito. A ladear o arco triunfal encontram-se duas possantes colunas de granito policromado, encimadas por estatuária.
A forma de cruz latina resume o traçado da igreja, partindo do nártex, encimado pelo coro, seguido do corpo da igreja e do transepto com o zimbório, culminando na capela-mor, de estilo barroco joanino.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70623/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4820
http://www.cm-amarante.pt/pt/igreja-de-sao-goncalo
http://www.baixotamega.pt/frontoffice/pages/302?geo_article_id=94
http://lazer.publico.pt/monumentos/6453_convento-de-sao-goncalo-de-amarante

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