segunda-feira, 2 de julho de 2018

Pelourinho de Ázere

Ázere, actual freguesia do município de Tábua, chegou a ser vila e sede de concelho até 1836. No princípio da sua longa história, foi couto instituído por D. Teresa e D. Afonso Henriques. O foral outorgado em 1136 abrangia Ázere e todo o actual concelho de Tábua, como se pode verificar pelas inquirições de D. Afonso III, que deu novo foral à pequena povoação em 1254.
Não se conhece nenhum documento posterior, embora o seu pelourinho seja presumivelmente do século XVIII, incluindo pelo menos um elemento datável do século XVI.
O monumento ergue-se sobre uma plataforma larga, encimada por um único degrau quadrangular, de rebordo, e pela base prismática da coluna. Esta possui dois curtos troços quadrangulares nas extremidades, cujos bordos chanfrados definem a secção oitavada do fuste. No topo deste assenta directamente um ábaco quadrangular, encimado por molduras crescentes com a mesma secção. O remate é constituído por um pináculo tronco-piramidal, de base quadrada, decorado por pequenas carrancas salientes nos ângulos inferiores, e terminando por uma bola que intercepta o vértice. Sobre esta bola figura uma esfera armilar esquemática, em ferro. Esta peça de remate é nitidamente mais antiga que o resto do pelourinho, sendo provavelmente quinhentista.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74949
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=902

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila