O palácio dos Arcebispos, ou da Mitra, faz parte do conjunto arquitectónico barroco da Praça Monumental de Santo Antão do Tojal, sem termo comparativo na arquitectura portuguesa, composto pelo palácio, a igreja matriz, a fonte monumental e o aqueduto.
Todos os edifícios foram construídos ou remodelados no século XVIII pelo arquitecto de D. João V, o italiano Antonio Canevari, que se fixou em Portugal a pretexto da obra do aqueduto das Águas Livres.
O Palácio-fonte tem uma planta em U, com dois pisos e integrando um chafariz monumental, antecedido por escadaria. No seu interior, as salas do piso nobre são revestidas por painéis de azulejo com temática muito variada, atribuídos a Bartolomeu Antunes ou a um artista próximo. Por sua vez, os painéis das escadarias, onde se destacam as figuras de convite, podem ter sido executados por Nicolau de Freitas.
Está classificado como Monumento de Interesse Público pela Portaria n.º 740-AH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69678
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5971
http://www.snpcultura.org/visita_palacio_mitra_20170422.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_da_Mitra_(Santo_Antão_do_Tojal)
Sem comentários:
Enviar um comentário