quarta-feira, 4 de julho de 2018

Percurso pedestre do Castelejo

O percurso pedestre do Castelejo é um trilho circular de aproximadamente 12km, tendo como ponto de partida e de chegada o Centro de Actividades ao Ar Livre de Alvados, no concelho de porto de mós, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Este percurso percorre a parte norte do planalto de Santo António, uma unidade geomorfológica perfeitamente individualizada, limitada a oeste e na direcção NNE pela falha da Mendiga e no sentido NO-SE pelas falhas de Alvados / Mira de Aire, sendo uma zona de grande interesse natural, pela variedade de coberto vegetal e pelos diferentes aspectos geomorfológicos que apresenta.
A grande riqueza de biótopos - matos, escarpas, olival, zona urbana, carvalhal - permite a existência de uma avifauna diversificada onde salientamos o falcão-tagarote, a codorniz, o papa-figos e o tentilhão.
A Depressão de Alvados, na qual se desenvolve a povoação com o mesmo nome, é uma zona agrícola de sequeiro, onde o olival tradicional se impõe. Criada entre 1555 e 1559, a freguesia de Alvados produzia há 50 anos atrás cerca de 200 mil litros de azeite por ano.
A Costa de Alvados é uma vigorosa escarpa de falha com desníveis que atingem 300 metros em relação ao fundo plano da depressão de Alvados. Apresenta uma forma bastante rectilínea apenas interrompida junto à sua extremidade NO pela entrada para a Fórnea. Nesta zona pode observar-se uma avifauna essencialmente ligada a zonas rochosas como a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), o peneireiro-de-dorso-malhado (Falco tinnunculus) ou o chasco-ruivo (Oenanthe hispanica).
Pontos de Interesse:
Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados: foi construído com o objetivo de se tornar uma estrutura de apoio para as atividades desportivas vocacionadas para o contacto com a natureza, tais como os passeios pedestres e de bicicleta, marcha, orientação, espeleologia, ou outras que poderão ser desenvolvidas ou iniciadas neste local.
Lagoa de Alvados: O Parque de Merendas que se situa junto à lagoa de Alvados, que data da época dos romanos, é uma paragem obrigatória para a observação de toda a paisagem envolvente.
Costa de Alvados: A Costa de Alvados, limite do planalto de Santo António, é uma subida íngreme mas que compensa qualquer esforço pela inigualável paisagem que possibilita ser vista no seu cimo.
Chainça e Covões Largos: Chegados ao topo da subida a paisagem altera-se e são os simétricos muros em pedra e os campos de pasto que passam a dominar a paisagem.
Vale da Canada: Depois de atravessada a zona do planalto inicia-se a descida do Patelo, pelo Vale da Canada, de onde se tem uma visão privilegiada da silhueta do Castelejo, uma das maiores e mais importantes escarpas da falha do Maciço Calcário.
Carvalhal do Orçário: ao longo do percurso podem ser observados alguns núcleos importantes de carvalhal, nomeadamente no Orçário, na descida para Alvados. 


Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn/pnsac/pr5pms-castel
http://www.municipio-portodemos.pt/page.aspx?id=177
http://www.serradeencantos.com/rotas/percursos-pedestres/29/percurso-pedestre-castelejo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila