Localizada no concelho de Monchique, a Barragem de Odelouca é a segunda maior barragem de aterro de Portugal. É uma barragem de aterro zonado com núcleo argiloso, com 76 metros de altura máxima acima da fundação e 418 metros de desenvolvimento do coroamento.
A barragem foi construída maioritariamente com materiais do local, principalmente, xistos, grauvaques e argilas. Foram necessários cerca de 2 milhões de metros cúbicos de terras seleccionadas para a construção do “corpo” da barragem.
Destinada ao abastecimento público, a albufeira da Barragem de Odelouca ocupa uma área de 7,8 km2. A sua capacidade útil de armazenamento é de 128 hm3 de água, quando no nível máximo de armazenamento (102). O enchimento da albufeira iniciou-se em dezembro de 2009 e a captação de água começou em maio de 2012.
O Empreendimento Hidráulico de Odelouca é composto por um conjunto de infraestruturas, órgãos e equipamentos que garantem o seu propósito com a máxima segurança operacional e estrutural. Além do corpo da barragem propriamente dito, o empreendimento inclui também o túnel Odelouca-Funcho e uma estrutura de regulação de caudais, assim como um conjunto de órgãos de segurança e de exploração, dos quais se destacam o descarregador de superfície, as descargas de fundo e de caudal ecológico e as duas estruturas de tomada de água.
A água armazenada na albufeira é encaminhada pelos 8 quilómetros do Túnel Odelouca-Funcho, até ao adutor Funcho – Alcantarilha, 200 metros a jusante da Barragem do Funcho, seguindo neste adutor por mais 12 quilómetros, até à Estação de Tratamento de Água de Alcantarilha, onde é submetida a um processo de tratamento adequado, para que possa depois ser distribuída, em alta, aos municípios do Algarve.
O investimento da Águas do Algarve no Empreendimento Hidráulico de Odelouca foi da ordem dos 80 milhões de euros, dos quais 15% foram dedicados à componente ambiental e de valorização do património.
Fonte: Águas do Algarve
https://www.aguasdoalgarve.pt/content/barragem-de-odelouca-0
Sem comentários:
Enviar um comentário