O Castelo de Silves é uma das mais notáveis obras de arquitectura militar que os árabes deixaram entre nós, com mais de mil anos de existência.

Por se encontrar numa posição geográfica privilegiada, a povoação de as-Shilb cresceu rapidamente. Em posição dominante sobre a foz do rio Arade, guarnecendo aquele trecho do litoral, constitui-se no maior castelo da região algarvia. Com efeito, sob o governo de Al-Mutamide, Silves passou a ser capital de uma taifa (reino islâmico independente), e deve datar desse período a configuração geral do perímetro amuralhado, em planta, que ainda hoje se mantém.
Mas se a disposição geral do perímetro amuralhado pode ser atribuída ao período das taifas, o mesmo não acontece com a construção em altura, cuja tipologia aponta para a época almóada. Nessa altura, praticamente nas vésperas da conquista cristã da cidade, uma campanha de obras conferiu o aspecto geral dos volumes da fortaleza. De 1227 é uma lápide, identificada nas ruínas da Porta do Sol e originalmente associada a uma torre quadrangular que defendia esta passagem, que data a última grande reforma islâmica do castelo, fomentada pelo último rei muçulmano, Ibn al-Mahfur.

Depois de mudar várias vezes de soberania, entre portugueses e mouros, foi só sob o reinado de D. Afonso III de Portugal, que a povoação de Silves e o seu castelo voltaram para as mãos de Portugal. Em 1266, o soberano concedeu à povoação de Silves o seu Foral, determinando a recuperação e o reforço das suas defesas.
Com o terramoto de 1755, a estrutura do castelo de Silves e das suas muralhas foi severamente danificada.

Desde 1984 que estão a decorrer escavações arqueológicas no interior do Castelo de Silves, sendo que, actualmente, este constitui-se num dos maiores e mais bem conservados monumentos do país.
Ler mais:
https://www.cm-silves.pt/pt/menu/106/castelo-de-silves.aspx
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70541/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1288
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Silves
http://www.historiadeportugal.info/castelo-de-silves/
Sem comentários:
Enviar um comentário