sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Santuário do Sameiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (ou Santuário do Sameiro ou Imaculada Conceição do Monte do Sameiro) é um santuário mariano localizado na freguesia de Espinho, em Braga, cuja história cultural se iniciou em 14 de Junho de 1863. Este santuário constitui um dos maiores centros de devoção mariana em Portugal. 
A sua construção teve início em 1863, por iniciativa do padre Martinho Pereira da Silva, à época vigário de Braga, o qual mandou colocar no cimo do monte uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Neste templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.
Implantado no alto de um monte, é composto por escadório que culmina num terreiro eucarístico, e igreja, rodeada por parque arborizado, jardins, cruzeiro, fontes, capela e edifícios de apoio ao santuário, como a Casa das Estampas, Casa do Reitor, restaurante, instalações sanitárias para peregrinos. A igreja tem características clássicas, de planta poligonal composta por nave e corpo pentagonal, onde se insere a capela-mor, coberta por cúpula coroada por lanternim. Fachada principal integralmente em granito, do tipo fachada harmónica, ladeada por duas torres sineiras com coberturas em coruchéus bolbosos; remata em frontão triangular com brasão no tímpano, ritmada por pilastras e colunas jónicas e coríntias, que forma três panos com três eixos de vãos, o central com portal em arco de volta perfeita, sobrepujado por ampla janela de sacada e os laterais com janelas de varandim.
No interior há coberturas diferenciadas em abóbada de berço na nave e em cúpula na capela-mor, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Coro-alto assente em arco em asa de cesta com guarda em balaustrada de pedra, com dois púlpitos confrontantes. Retábulo-mor em mármore, com estrutura de inspiração barroca.
O Sameiro é o ponto mais alto da cidade de Braga, com 572 metros de altitude, e como tal oferece uma das melhores vistas sobre a região. Em dias de céu limpo, consegue ver-se com nitidez grande parte da cidade e, às vezes, é até possível vislumbrar o mar na linha de horizonte.
O zimbório é a parte mais alta do Santuário do Sameiro, colocando-nos a mais de 600 metros de altitude. Subir as centenas de escadas que o levam a esse ponto pode parecer custoso, mas vale muito a pena, porque a vista de lá de cima é ainda mais espectacular.

Ler mais:
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9583
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santuário_do_Sameiro
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/santuario-de-nossa-senhora-do-sameiro
https://bloguedominho.blogs.sapo.pt/454598.html
https://tastebraga.com/4-coisas-no-sameiro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila