A EN 2 (ou simplesmente N2) é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal, ligando Faro a Chaves. atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro (originalmente tinha um total de 739,260 Km), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), oito províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.
Um dos grandes projectos do Estado Novo era a criação de uma estrada que ligasse o país de lés a lés pelo centro, e a partir de 1930 começaram a ser alcatroados os troços de pedra e de terra e construídas as ligações necessárias, até que em 1945 é classificada a Estrada Nacional nº 2 através do Decreto Lei 34:593 de 11 de Maio de 1945. Hoje, esta estrada é, por si só, uma mítica viagem.
O quilómetro zero desta viagem está marcado em Chaves, cidade transmontana bem perto da fronteira com Espanha. Por terras de Trás-os-Montes são as montanhas que mais marcam a paisagem e a estrada vai serpenteando por estas.
A primeira paragem obrigatória fica ainda no concelho de Chaves. Trata-se de Vidago, onde é imperativa uma visita ao parque e ao hotel das termas. Segue-se outra estância termal, Pedras Salgadas, famosa pelas suas águas e onde passa pela antiga estação ferroviária, situada à beira da estrada.
Alminhas e espigueiro em Vilarinho de Samardã |
A viagem prossegue entre a aspereza da serra e suaves montes verdejantes. Passa-se por Vila Pouca de Aguiar, Vilarinho de Samardã e Escariz, antes de se chegar à cidade de Vila Real. Crescida num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril, a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural (Escarpas do Corgo), tendo como pano de fundo as serras do Alvão e, mais distante, do Marão. Com mais de setecentos anos de existência, Vila Real foi outrora conhecida como a "Corte de Trás-os-Montes", devido ao elevado número de casas brasonadas que então tinha.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/EN2
https://ncultura.pt/a-mitica-estrada-nacional-2/
https://quilometroinfinito.com/rota-patrimonio-da-estrada-n2/
Sem comentários:
Enviar um comentário