O Museu Judaico de Belmonte é um museu localizado em Belmonte que retrata a longa história da comunidade judaica na região, que resistiu a longos anos e séculos de perseguição religiosa. É o primeiro museu deste género em Portugal, localizado no último reduto da comunidade criptojudaica aí instalada por volta do século XV.
Trata-se de um museu que pretende retratar a História dos Judeus no nosso país, a sua integração na sociedade portuguesa e o seu valioso contributo ao nível da cultura, da arte, da literatura e do comércio.
O museu, inaugurado em abril de 2005, complementa-se também com a sinagoga existente na vila e com os próprios judeus de Belmonte, actualmente mais abertos ao exterior, mas que durante décadas se “fecharam” nos seus rituais religiosos.
O Museu Judaico tem mais de 30 mil visitantes por ano. Os conteúdos têm sido constantemente mudados e aprofundados, numa dinâmica rigorosa e muito interessante e que faz do museu um dos melhores do género em toda a Península Ibérica.
Aliás, o reconhecimento internacional tem sido notório. Os elogios são muitos, tal como as distinções. Uma das últimas veio do jornal britânico Telegraph, que colocou o museu na lista dos 50 melhores pequenos museus da Europa.
Ler mais:
https://cm-belmonte.pt/diretorio/museu-judaico/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Judaico_de_Belmonte
https://www.publico.pt/2017/07/31/local/noticia/museu-judaico-de-belmonte-renovado-e-com-maior-aposta-na-comunidade-judaica-local-1780890
Sem comentários:
Enviar um comentário