O culto a Nossa Senhora de Mércoles é um misto de lenda, de culto pagão e cristão e, talvez por isso, a Ermida que lhe é consagrada apresente diversos estilos e sobreposições.
Numa pequena elevação coberta por oliveiras e azinheiras, o cabeço de Mércoles, a 3 Km de Castelo Branco, para noroeste, foi construída uma ermida, que sofreu várias alterações desde a existência, no local, de um templo pagão. A sua fundação é atribuída aos Templários em finais do séc.XII.

Não há um exacto conhecimento sobre a origem do termo mércoles, mas aceita-se que no local teria havido um templo dedicado ao deus pagão Mercúrio e haveria também, todas as primaveras, um culto a ele dedicado - a Mercurália. Na verdade mércoles significa dia de Mercúrio e num processo de aculturação, o cristianismo teria absorvido e reformulado o culto pagão no culto à Virgem Maria, sob a invocação de Mércoles. Convém notar que quarta-feira em língua galega é mércores, e miércoles em castelhano.

Nos últimos dois séculos o edifício foi objecto de campanhas restauradoras parcelares, que alteraram, em alguma medida, o produto gótico-barroco do século XVIII.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74250
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-nossa-senhora-de-mercoles-20439
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_da_Nossa_Senhora_de_Mércoles
Sem comentários:
Enviar um comentário