A Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia, gerida pela Infraestruturas de Portugal, é uma interface ferroviária da Linha do Norte, que serve a cidade de Lisboa, em Portugal. Originalmente planeada como uma gare ferroviária e fluvial, entrou ao serviço apenas como uma gare provisória em 28 de Outubro de 1856, quando foi inaugurado o primeiro lanço de via férrea em Portugal, até ao Carregado. Só em Outubro de 1862 é que se iniciaram as obras da estação definitiva, que foi inaugurada em 1 de Maio de 1865.

A partir de 1998 sofreu com a concorrência da nova Estação do Oriente, construída por ocasião da Expo’98, e a 19 de dezembro de 2007 ganhou uma nova ligação à cidade de Lisboa, com a inauguração da interface com o Metropolitano da capital.

No interior da estação pode também ver-se uma placa que recorda outro importante momento da história do país: A chegada, da cidade do Porto, do general Humberto Delgado. Em 1958, durante a campanha eleitoral para as presidenciais, o “General Sem Medo” foi recebido em apoteose no Porto e, no seu regresso a Lisboa, era esperado por milhares de pessoas. A cercar a multidão estavam também forças policiais que tentaram terminar a manifestação.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_Lisboa-Santa_Apolónia
http://ensina.rtp.pt/artigo/historia-da-estacao-de-comboios-de-santa-apolonia/
https://observador.pt/2015/04/30/estacao-santa-apolonia-lisboa-ve-partir-chegar-comboios-ha-150-anos/
Sem comentários:
Enviar um comentário