Localizada nas proximidades da confluência dos rios Paiva e Douro, a Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão está classificada como Imóvel de Interesse Público. Não há certezas quanto à data em que foi erguida esta pequena igreja tardo-românica, mas pensa-se que terá sido entre a segunda metade do século XII e finais do século XIII.
É um templo de modestas proporções, constituído por nave única e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita que o corpo. A fachada principal ostenta portal axial de arco apontado, de duas arquivoltas assentes directamente nos pés-direitos, decoradas com elementos vegetalistas e semi-esferas, elementos ornamentais tradicionalmente considerados tardios dentro do marco estilístico românico. Do lado Sul, o portal lateral é igualmente em arco apontado e, quer na face ocidental, quer na meridional, subsistem as mísulas de apoio a um desaparecido alpendre.
O interior encontra-se "despido" de realizações artísticas de época moderna, à excepção do retábulo-mor, em talha dourada, e dos dois retábulos laterais, sumariamente constituídos por elementos de talha. O arco triunfal mantém a mesma modulação quebrada, mais próxima formalmente do Gótico que do Românico, sugestão que é reforçada pelo facto de os cachorros do exterior serem sistematicamente não-decorados com quaisquer motivos vegetalistas ou antropomórficos.
Na Baixa Idade Média, crê-se que o templo tenha sido parcialmente intervencionado, conforme atesta a inclusão de azulejos hispano-árabes (mudéjares), hoje reaproveitados nos retábulos laterais.
A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950.
Fonte: DGPC
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72879
Ler mais:
https://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-escamarao
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4267
Sem comentários:
Enviar um comentário