terça-feira, 21 de agosto de 2018

Miradouro da Serra de Alvaiázere

A Serra de Alvaiázere é a maior elevação do conjunto de serras calcárias situadas entre Tomar e Condeixa, atingindo 618 metros de altitude. Tem um comprimento de 7 km por 3 km de largura e é um elemento paisagístico notável.
A serra deve a sua presença à erosão diferencial, sendo a rocha calcária que a constitui mais resistente do que as rochas encaixantes (mais argilosas e margosas) e também a condicionalismos tectónicos.
No seu cume observa-se um grandioso panorama. A oriente, onde a escarpa de falha é mais imponente, com desnível superior a 300 metros, observa-se a várzea e a vila de Alvaiázere, com o seu grande olival, bem como um troço da cordilheira xistosa que inclui a serra da Lousã. No sopé ocidental, está a vasta depressão do Bofinho cuja origem se relaciona com processos cársicos; mais distante, a fértil planície do rio Nabão, as serras de Sicó e do Rabaçal, o maciço montanhoso calcário das serras de Aire e Candeeiros e, atrás daquele, rebrilha a fímbria prateada do Oceano Atlântico. Enfim, uma vista de 360º que abarca desde a Serra da Boa Viagem à Serra da Lousã.
Devido à sua estrutura, a serra tem uma afamada pista de parapente.

Fonte (com a devida vénia): portugalnotavel.com
http://www.portugalnotavel.com/serra-calcaria-de-alvaiazere/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila