A Estação Ferroviária de Caminha é uma interface ferroviária da Linha do Minho, que serve a localidade de Caminha. Foi inaugurada em 1 de Julho de 1878.
Em 2010, possuía duas vias de circulação, ambas com 300 m de comprimento, e duas plataformas, uma com 135 m de extensão e 30 cm de altura, e a outra com 159 m de comprimento e 40 cm de altura.
A Estação de Caminha, inserida numa zona de elevado valor patrimonial e cultural classificado como Conjunto de Interesse Público, tem as suas paredes parcialmente revestidas com azulejos, valorizando-a estética, histórico e culturalmente.
Os painéis figurativos foram produzidos na Fábrica Sant ‘Anna (Lisboa) em 1930, sendo a pintura da autoria de Gilberto Renda, retratando costumes, paisagens, monumentos, atividades típicas da região.
Em 2015, a Infraestruturas de Portugal realizou trabalhos de restauro dos azulejos da Estação de Caminha, que engloba todos os painéis do edifício de passageiros. O conjunto de azulejos que está a ser alvo de intervenção é composto por 4200 azulejos, 2600 divididos por 20 painéis figurativos e 1600 do tipo padrão.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_Caminha
http://www.infraestruturasdeportugal.pt/centro-de-imprensa/ip-restaura-azulejos-da-estacao-de-caminha
https://lifecooler.com/artigo/atividades/estacao-ferroviaria-de-caminha/434464
Sem comentários:
Enviar um comentário