Nas arribas do cabo Espichel, sob a Ermida de N. Sra. da Memória, até 1428 conhecida por Santa Maria da Pedra da Mua, junto ao Santuário da Sra. do Cabo, o Monumento Natural da Pedra da Mua é porventura a mais espectacular das jazidas de pegadas de dinossáurios situadas na zona do cabo Espichel, devido ao sítio privilegiado em que se situa e pela excelente conservação das impressões.

As pistas de dinossáurios conservadas nesta jazida portuguesa contribuem para o conhecimento, a nivel mundial, dos saurópodes e dos terópodes do Jurássico, pois revelam pormenores da anatomia das mãos e dos pés destes animais e permitem estudar a sua locomoção e comportamento social.

As pistas paralelas de saurópodes que apresenta são consideradas a primeira evidência de comportamento gregário entre saurópodes reconhecida na Europa, bem como o melhor exemplo deste comportamento entre animais juvenis. As marcas de pés de saurópodes e de terópodes, aqui conservadas, são bem reveladoras da anatomia dos pés destes animais.
Num contexto bem diverso, um destes trilhos associa-se à lenda de Nossa Senhora da Pedra da Mua em que uma mula gigante transportou a Virgem do nível do mar até ao cimo do Espichel, tornando-o, a partir de então, local sagrado.
Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/ap/nac/monumento-natural-da-pedra-da-mua
http://www.natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/Item/30
Sem comentários:
Enviar um comentário