Equacionando-se uma origem anterior, os testemunhos materiais mais antigos do Castelo de Penela datam do século XI, quando Fernando Magno entregou a administração do condado de Coimbra ao conde Dom Sisnando.
A reconquista definitiva de Coimbra, em 1064, conferiu a esta fortificação um papel decisivo na linha defensiva da cidade condal. Foi a partir da construção do castelo que terá nascido a povoação de Penela, cuja designação poderá derivar do étimo celta penna (que significa pequeno penhasco). Deste tempo serão as sepulturas antropomórficas existentes no interior das muralhas junto à escarpa do castelejo.
A perda ou abandono de sua posição explicaria a conquista que é atribuída a D. Afonso Henriques, em 1129, embora sem fundamentação documental. Acredita-se que date desse período uma reedificação do castelo pelo primeiro soberano, providência renovada sob os reinados de D. Sancho I e de D. Dinis, este último responsável pela edificação da torre de menagem e da cerca da vila, que remontam ao início do século XIV.
Posteriormente, D. Pedro, duque de Coimbra, aqui empreendeu grande campanha de obras, quando foram erguidos o paço ducal, e a Igreja de São Miguel, bem como reedificados o castelejo e a Porta da Vila. A vila ganhou ainda Carta de Feira (1433), a ser realizada anualmente no dia de São Miguel (29 de Setembro).
A vila e seu castelo foram elevados em 1465 a condado, vindo D. Afonso Vasconcelos e Meneses a ser o 1° conde de Penela.
O castelo chegou ao século XX num estado próximo da ruína. A intervenção realizada pela Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, na década de 1940, conferiu-lhe a sua configuração actual.
A construção medieval do castelo desenha um polígono irregular, aproveitando o escarpado natural, pelo que os panos de muralha (com uma altura que varia entre 7 e 19 metros) estão adaptados ao terreno arenítico, sendo que a Oeste são mais elevados e fortificados do que a Este. A muralha articula-se com torreões de diferentes tipos, assente no gigantesco afloramento de arenitos e conglomerados da base do período jurássico.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69810
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1597
http://www.castelosemuralhasdomondego.pt/website/castelo-de-penela
http://fortalezas.org/?ct=fortaleza&id_fortaleza=1844&muda_idioma=PT
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Penela
http://www.portugalnotavel.com/castelo-de-penela/
Sem comentários:
Enviar um comentário