Foi no início do século XVIII que uma mulher, de nome Clara Maria, principiou a fabrico deste pão de ló. A casa, tal como hoje, encontrava-se localizada na freguesia de Margaride, no centro da actual cidade de Felgueiras. Este pão de ló ficou conhecido por “Pão de Ló de Margaride”
Na entrada do edifício verde destaca-se a informação “Fornecedora da Casa Real e Ducal Casa de Bragança”. São-no efectivamente, desde 1888, mais precisamente desde o dia 5 de dezembro, data em que chegou uma carta timbrada “com as armas de Suas Altezas reais os Duques de Bragança” informando que tinham sido “concedidas as honras de fornecedora da Real e Ducal Casa de Bragança, podendo usar as armas ducais”. E é o que fazem ate hoje nos embrulhos e caixas com os doces.
Aqui há muita história que se mantém preservada, incluindo no modo de confecção. Os recipientes de barro, as batedeiras de madeira com pás movidas por mecanismos antigos, muito trabalho manual e todo o restante cenário fazem deste lugar um excelente ponto de visita.
O autêntico pão-de-ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas são constituídas por três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando um cano.
Ler mais:
http://www.paodelodemargaride.pt/html5/
http://www.viajecomigo.com/2016/05/05/fabrica-de-pao-de-lo-de-margaride-felgueiras/
http://www.docesregionais.com/pao-de-lo-de-margaride/
https://www.publico.pt/2018/04/02/fugas/noticia/no-ponto-paodelo-de-margaride-1808791
Sem comentários:
Enviar um comentário