A Brasileira, também conhecida como A Brasileira do Chiado, é um café emblemático da cidade de Lisboa. Foi fundado por Adriano Telles, em 19 de Novembro de 1905, na Rua Garrett, n.º 120-122, junto ao Largo do Chiado.
Quando em 1905 abriu as portas, era apenas uma loja de venda de café ao lote, “o genuíno café do Brasil, de Minas Gerais”, oferecendo uma chávena da bebida fumegante a todos os compradores. Em 1908, profundamente remodelado e ricamente mobilado, surgiu o café que rapidamente se tornou ponto de encontro de escritores, artistas e jornalistas. Um dos seus mais fiéis clientes foi certamente o poeta Fernando Pessoa, hoje imortalizado por uma estátua de bronze, sentado ainda a uma mesa da esplanada.
Em 1922 a firma "A Brazileira, Lda." requeria, à Câmara de Lisboa, autorização para "transformar a fachada actual do seu estabelecimento". O projecto da emblemática fachada teve o risco do arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962). O modelo do café lisboeta, luxuoso e ao gosto parisiense, tem a marca distintiva do seu autor, presente nas estátuas que guardam a entrada do espaço, nas elegantes grinaldas que substituem estruturas arquitectónicas, nas características máscaras ou no cuidado trabalho de ferro forjado.
Em 1971 o café sofre melhoramentos, recebendo, inclusivamente, telas pintores contemporâneos e, em 1993 e no âmbito do programa "Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura", o café "A Brasileira" é beneficiado com obras de remodelação e manutenção, tendo o edifício sido classificado como "Imóvel de Interesse Público" em 1997, devido ao programa arquitectónico exterior e ao importante lugar simbólico que o espaço ocupa na história cultural e social da cidade de Lisboa.
A assiduidade de Fernando Pessoa motivou a inauguração, nos anos 1980, da estátua em bronze da autoria de Lagoa Henriques, que representa o escritor sentado à mesa na esplanada do café.
Ler mais:
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2016/08/cafe-brasileira.html
https://www.avidaportuguesa.com/marcas/cafe-a-brasileira_60
https://pt.wikipedia.org/wiki/Café_A_Brasileira_(Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário