sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Igreja da Misericórdia de Sardoal


Fundada em meados do século XVI, a Irmandade da Misericórdia do Sardoal foi instalada numa antiga ermida da vila, edificada na década de 1370 por ordem de D. Fernando. Em 1511 foram iniciadas obras de ampliação e remodelação da capela, que ficaram concluídas na segunda metade do século XVI. Em 1552 a Misericórdia contratava dois mestres pedreiros de Coimbra para terminarem as obras do templo, edificando o portal principal e a sua escadaria, bem como o arco da capela-mor. A bula papal de confirmação da irmandade seria promulgada pelo papa Inocêncio IV em 1554. No século XVIII o interior da igreja foi remodelado, tendo sido executado o retábulo-mor em talha dourada, e os painéis de azulejos que revestem as paredes da nave e do arco da capela-mor. A igreja seria restaurada em 1931, como atesta inscrição no painel de azulejos.
O templo apresenta planta longitudinal, composta por dois volumes de secção rectangular, correspondentes à nave e capela-mor. A fachada principal, rematada em empena, possui ao centro portal de estrutura retabular, de influência chanterenesca, ao qual se acede por escadaria. Com arco de volta perfeita, é ladeado por pilastras decoradas com relevos de motivos grotescos e capitéis compósitos. Sobre o entablamento foi colocada edícula com imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, encimada por medalhão da irmandade, sendo este ladeado por dois óculos. Do lado esquerdo foi adossado corpo de três registos, rematado por sineira. Na fachada lateral foi rasgado um portal em arco de volta perfeita. 
Interiormente a planta do templo é de nave única, com cobertura de madeira e decorada por lambril de azulejos de albarradas. Ao fundo foi construído o coro-alto, em madeira, e do lado do Evangelho a tribuna, também em madeira, assente sobre cachorrada de cantaria. O púlpito, em forma de cálice, foi colocado do lado da Epístola, junto da entrada para a capela-mor. O arco triunfal, de volta perfeita, é decorado por relevos de motivos grotescos, semelhantes aos do portal principal, tanto nas aduelas como nas pilastras e capitéis onde assenta. A capela-mor é totalmente revestida por painés de azulejos, tendo uma porta, de acesso à sacristia e aos anexos da Santa Casa da Misericórdia, e arco em trompe l'oeil , tendo ao centro retábulo joanino em talha dourada. A cobertura, à semelhança da nave, é de madeira.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1970.

Fonte: Catarina Oliveira (IPPAR, 2004)
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74826

Ler mais:
http://www.sardoalmemoria.net/home/patrimonio-cultural/igreja-da-misericordia
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3389
https://turismo.mediotejo.pt/index.php/visitar/fe/igrejas-e-capelas/igreja-da-misericordia-de-sardoal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila