A Igreja conventual de São Francisco, que pertencia à Ordem dos Frades Menores, situa-se na freguesia de Santo André, no concelho de Estremoz.
O convento foi fundado em 1239, sobre a ermida de São Bento do Mato, doada aos franciscanos pelos freires de Avis. A igreja foi levantada por ordem de D. Afonso III e de sua mulher D. Beatriz.
A igreja gótica, do século XIII, apresenta uma fachada rococó muito posterior e um interior de três naves com cinco secções e arcos ogivais.
No interior desta monumental igreja poderás contemplar um curioso retábulo do século XVI, com uma talha dourada da Árvore do Jessé.
A capela-mor está revestida de azulejos polícromos do século XVII. No subcoro, embutido na parede, existe um sarcófago gótico, com estátua jacente, que data do século Xv e que será o túmulo de Vasco Esteves Gatuz. Este túmulo está classificado como monumento nacional, desde 1922.
Nesta igreja estão sepultadas algumas figuras ilustres da História Portuguesa, como sejam D. Fradique de Portugal; Vasco Pereira, irmão de D. Nuno Álvares Pereira, morto à traição no castelo de Vila Viçosa; o desembargador do paço António Henriques da Silveira. Segundo a crónica de Fernão Lopes, em Estremoz morreu também o rei D. Pedro I (r. 1357-1367), julgando-se que terá perecido concretamente neste convento.
Ler mais:
http://www.cm-estremoz.pt/pagina/turismo/convento-de-sao-francisco-igreja-com-o-tumulo-de-vasco-esteves-gatus-iin
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Francisco_(Estremoz)
https://www.feriasemportugal.com/convento-de-sao-francisco-estremoz
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1379961
Sem comentários:
Enviar um comentário