O Museu de Arte Sacra do Funchal está instalado no antigo Paço Episcopal da cidade. Inaugurado em 1955, reúne um património artístico constituído por núcleos de pintura, escultura e ourivesaria, de grande valor.
No domínio da pintura podem admirar-se tábuas e telas de inegável qualidade, onde predominam obras flamengas e portuguesas dos séculos XV e XVI. O espólio de pinturas flamengas é proveniente do intenso intercâmbio comercial e artístico daquela época com a Flandres. Os painéis flamengos existentes no museu, além do seu valor artístico, distinguem-se pelas suas grandes e pouco comuns dimensões.
A estatuária, em madeira policromada e dourada, flamenga ou com a sua influência, também está representada.
Entre as variadas obras de ourivesaria sacra, merecem especial referência a cruz processional de prata dourada, oferta do rei D. Manuel; e a Virgem, de prata dourada, da sé, que no século XVI deve ter saído das mãos de um escultor-ourives. Refira-se ainda um importante conjunto de ourivesaria maneirista, de Vasos Eucarísticos e Bandejas, de várias Igrejas da Diocese do Funchal ou a Ânfora da Sé do Funchal. Do século XVIII referência para a Urna de prata e Custódia de ouro da Sé Catedral do Funchal.
No Museu existe ainda uma colecção de paramentária, com exemplares de meados dos séculos XVII e XVIII, bordada a ouro e prata, com aplicação de pedrarias.
Ler mais:
http://cultura.madeira-edu.pt/museus/Museus/MuseudeArteSacradoFunchal/tabid/187/language/pt-PT/Default.aspx
Tesouros Artísticos de Portugal (1976) - Selecções do Reader's Digest
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_Sacra_do_Funchal
Sem comentários:
Enviar um comentário