sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Rojões com castanhas

Como terra de lavradores, a Maia tornou-se um concelho fornecedor dos produtos frescos para a velha urbe portuense. Desses tempos ficou uma rica gastronomia feita de saberes e sabores ancestrais alicerçados na elevada qualidade dos produtos cultivados. Talvez por isso, a Maia seja hoje conhecida pela excelência dos seus restaurantes, autênticos templos gastronómicos. Conservando produtos, técnicas e sabores antigos influenciados pela cultura do Douro Litoral. Aqui pode-se degustar diversas especialidades gastronómicas, tais como os célebres "Rojões com castanhas".
Os rojões são preparados a partir de pedaços de carne de porco, designados nesta região for fêveras.
O modo de preparação é o seguinte:
Tempera-se a carne partida aos pedaços, não muito pequenos, com as cebolas cortadas em rodelas finas, os dentes de alho esmagados, a banha, a salsa, o louro, sal, pimenta, colorau e o vinho.
Esta marinada deve repousar 24h, mexendo de vez em quando.
Coloca-se a banha de porco num tacho, e quando estiver bem quente deitam-se os rojões, até que este fiquem alourados.
De seguida, acrescenta-se um pouco da marinada. Deixa-se cozer em lume moderado, com o tacho bem tapado, agitando de vez em quando.
À parte cozem-se as castanhas golpeadas em água temperada com sal. Descascam-se e juntam-se aos rojões, pouco antes de ser servido.

Ler mais:
http://www.visitmaia.pt/uploads/writer_file/document/91/Maia_Saberes_Sabores_2011.pdf
http://www.visitmaia.pt/frontoffice/pages/194?geo_article_id=773

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila