O adufe, instrumento musical de percussão, foi introduzido na Península Ibérica entre os séculos VIII e IX, pela mão dos árabes. Trata-se de um instrumento quadrado, da família dos membranofones, de membrana dupla, que se toca na região da Beira Baixa especialmente por mulheres, a acompanhar cantigas.
O instrumento encontra-se ligado a rituais mágico-religiosos das culturas de tipo pastoril e também associados a bailes festivos. A sua função exclusivamente rítmica parece ter contribuído, nas regiões onde subsistiu, para a conservação dos modos arcaicos dos cantares que acompanhava.
Idanha-a-Nova foi a vila portuguesa que adoptou e reivindicou o instrumento. Antigamente, qualquer pessoa fazia o seu próprio adufe, sendo muito comum a sua utilização. Com o passar dos anos tanto a produção como a utilização diminuíram. No entanto, a vila da Beira Baixa tem levado a cabo o desafio de incentivar e estimular a população a produzir adufes, de modo a fazer perdurar a tradição e cultura, o que contribui, ainda, para o turismo do concelho.
Ler mais:
http://terramater.pt/adufe/
http://media.rtp.pt/opovoqueaindacanta/episodios/adufe/
https://www.publico.pt/2017/04/29/local/noticia/adufe-o-frame-drum-portugues-1770321
Sem comentários:
Enviar um comentário